domingo, agosto 23, 2009

QUEM RI VIVE MELHOR

O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos. Provérbios 17:22.
Por muitos anos trabalhei com psicóticos, deprimidos, viciados e aleijados. Gosto do meu trabalho e das pessoas que atendo, embora seja difícil ver o sofrimento e a desesperança. O hospital psiquiátrico onde trabalho oferece muitas aulas para ensinar às pessoas métodos alternativos de lidar com seus problemas, em vez de confiar apenas na medicação. Ofereci-me para dar uma aula de humor terapêutico.Eu não sabia como ela seria recebida, já que a maioria dos pacientes lutava contra depressão profunda, alucinações, pensamentos suicidas e esmagadores sentimentos de indignidade. Os benefícios do humor, aprenderam os pacientes, reduzem o estresse e a ansiedade, melhoram o sistema imunológico, aliviam a dor, produzem atividade aeróbica, aumentam a criatividade, a auto-estima e promovem esperança. Além disso, foram ensinados a apelar para o humor, já que muitas vezes os adultos podem ter deficiência nessa área. A palestra era geralmente feita com o auxílio de alguns recursos – eu me apresentava com uma tromba de elefante, nariz de porco, botão luminoso ou um chapéu para criar a atmosfera da aula.Tive uma agradável surpresa com a reação e os resultados. Ficou imediatamente óbvio que um coração alegre pode beneficiar a mente e a alma. A aparência dos pacientes mudou. Parecia que encaravam melhor o tratamento e tinham esperança no futuro. Muitos começaram a contar histórias engraçadas de situações estressantes que haviam enfrentado. A maior surpresa foi que também houve benefícios para a equipe, incluindo a mim mesma.Um espírito abatido vai acabar secando os ossos, como lemos em Provérbios 17:22, mas o Senhor providenciou uma alegre alternativa para isso, se quisermos escolhê-la. Neemias 8:10 diz: "A alegria do Senhor é a vossa força" e descobri que isso é verdade, vez após vez. Tenho-me apoiado na ajuda de Deus em várias circunstâncias difíceis. Na maioria das vezes, Ele me mostra uma percepção diferente e mais leve da situação. A paz resultante tem valor inestimável. Quanto mais me apóio nEle para mudar minha atitude, tanto mais é fortalecido o meu "músculo do humor", produzindo graça sob pressão.Senhor, graças Te dou pelo riso e os benefícios que colhemos dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário