domingo, julho 05, 2009

O que acontece no meu corpo quando bebo uma coca-cola?



Nunca fui um fanático em coca-cola, cheguei a excluir totalmente esta bebida do meu cardápio, não porque faz mal, mas simplesmente por preferir outros tipos (leia : sabores) de refrigerante, entretanto desde criança eu ouvia sobre os efeitos da coca-cola, e vários "tabus", como por exemplo usar coca-cola para desentupir a pia.



Aqui segue uma espécie de linha do tempo do que ocorre no seu corpo quando você ingere uma LATA de coca-cola. (350ml)

Nos primeiros 10 minutos: Mais ou menos 10 colheres de chá de açúcar chegam no seu sistema digestivo, a única coisa que impede vômitos devido o excesso de açucar é o uso de ácido fosfórico, que disfarça o sabor permitindo que você engula coca-cola goela abaixo.

Após 20 minutos: Os níveis de açúcar no sangue sobe, causando aumento na produção de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar encontrado em gordura (e há muito açúcar no seu corpo neste momento).

Aos 40 minutos: Ocorre a absorção completa de cafeína. Suas pupilas dilatam, sua pressão arterial sobe, e em resposta o seu fígado manda mais açúcar para seu sangue. Receptores adenosina no seu cérebro são bloqueados para evitar a dormência.

Aos 45 minutos: Seu corpo aumenta a produção de dopamina estimulando os centros de prazer no cérebro. Basicamente, é assim que drogas como a heroína atuam no seu cérebro, claro que com proporção bem maior do que uma lata de coca-cola.

Após 60 minutos: O ácido fosfórico bloqueia o cálcio, magnésio e zinco no seu intestino grosso, o que acelera o metabolismo. Além disso, altas doses de açúcar e adoçantes artificiais aumentam a eliminação de cálcio através da urina, o que causa isto são as propriedades diuréticas da cafeína na verdade. Este é o momento em que se expulsa cálcio, magnésio e zinco, que deveriam ser encaminhados para os seus ossos, bem como sódio, água e eletrólitos. Agora você literalmente vai mijar toda a água que continha a bebida, mas não antes de contribuir para a remoção de nutrientes valiosos que seu corpo poderia ter usado para ficar hidratado ou construir ossos e dentes mais fortes.

Duas horas depois, seu corpo fica sob o efeito da cafeína.



E no fim, depois de vários arrotos e flatulências, você se levanta como um bravo guerreiro e toma outra coca-cola. yeeeaaaah !