sábado, junho 06, 2009

INSPIRAÇÃO JUVENIL

7 de junho Domingo


Diferenças
Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? 2 Coríntios 6:14
No último fim de semana fizemos uma viagem em família. Na cidade para onde fomos, conhecemos um casal atípico. Ele aparentava ter 20 anos, enquanto ela era uma senhora de pelo menos 50. Quem olhasse rapidamente, diria que neto e avó andavam de mãos dadas. Foi exatamente o que pensei quando os vi pela primeira vez.
Acho que cada pessoa tem o direito de escolher o que quiser, embora eu não consiga me imaginar casada com um homem 30 anos mais velho. Há uma série de implicações em um relacionamento assim.
Alguns pensam que, se existir amor, vencerão os obstáculos da vida. Até pode ser verdade, mas há muitas dificuldades à frente.
Isso é um fato, Thaís! Quando duas pessoas se casam com idades semelhantes, vão envelhecer juntas. Mas, quando uma é bem mais velha, com o tempo, as diferenças entre eles se tornam bem maiores do que a diferença de idade.
Se um tem 20 anos e o outro 40, a diferença cronológica será de 20 anos. Mas quando completarem 40 e 60 anos, a distância entre as preferências e os interesses individuais será bem mais acentuada. Por mais que as pessoas tentem evitar o envelhecimento, ele virá e deixará suas marcas.
Na Bíblia, isso se chama de jugo desigual e não faz parte do plano de Deus. O risco de infelicidade é muito grande e deve ser evitado. Cada pessoa é livre para escolher o que quiser, mas tem que estar ciente de que sofrerá conseqüências por suas decisões.
Um dia, você vai escolher alguém com quem irá se casar. Não discrimine nem marginalize as pessoas. Seja quem for. Mas não precisa se casar por impulso ou com quem não combina com você. Para tanto, escute os conselhos de seus pais. Se eles forem tementes a Deus, vão orientá-lo bem, dentro dos princípios ensinados pelo Senhor, Aquele que criou você e deu dicas na Bíblia de como escolher melhor para ser mais feliz.
Confie em Deus e aprenda a esperar nEle. Vale a pena fazer o que Deus quer, porque a diferença entre a felicidade e a infelicidade pode estar em uma simples decisão.

8 de junho Segunda

Jugo Desigual
Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? 2 Coríntios 6:14, RA
Quis saber o que é “jugo desigual”. Procurei meu amigo pastor e ele me disse que os antigos carros de bois tinham um dispositivo que atrelava o animal ao carro. Quando o carro era para dois bois, esta era a peça que os mantinha unidos entre si e ambos ao carro. Era uma peça simétrica, com mesmo nível e tamanho. Recebia o nome de “jugo”.
Se, por alguma razão, um lado fosse maior do que o outro, dizia-se que o jugo era “desigual”. O trabalho dos bois ficava difícil. O carro não desenvolvia e um dos animais levava um peso maior.
Quando Deus orienta Seus filhos a não se casarem sob “jugo desigual”, está pensando nas dificuldades que terão para viver juntos. No “jugo igual” já existe um peso sobre os ombros de cada um. O jugo os mantém forçosamente juntos, partilhando os desafios da existência humana.
Se for “desigual”, o sofrimento será inevitável, de ambos, ou de um mais do que do outro. Andar juntos será um desafio. Isso pode acontecer quando as crenças religiosas do rapaz não são as mesmas da garota e vice-versa. “Como é que duas pessoas vão andar juntas se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3).
Por mais que haja amor e tolerância de um para com o outro, haverá situações desafiadoras no dia-a-dia. Quer ver um exemplo? O marido vai à igreja no sábado, a mulher no domingo. Um procura cuidar com o que come, enquanto o outro come e bebe de tudo. Se tiverem filhos, como é que os educarão? Dá para perceber a confusão que pode surgir na cabeça da criança?
Quem quiser colocar sua cabeça debaixo de um jugo desigual pode fazê-lo, mas deve estar ciente das dificuldades que vai enfrentar. Por essa razão, sugiro que você evite fazer isso.Se você confiar em Deus, Ele fará com que você encontre uma pessoa em quem as compatibilidades sejam maiores do que as incompatibilidades.
Mais uma vez a dica: Fique esperto. Escute os conselhos de seus pais tementes a Deus. Você nunca vai perder.


9 de junho Terça


Vale a Pena!
Um homem pode herdar dos seus pais casa e dinheiro, mas só Deus pode dar uma esposa sensata. Provérbios 19:14
Aproveitando o gancho da conversa sobre “jugo desigual”, o pai do Léo e da Thaís contou aos filhos o que aconteceu com ele quando era adolescente.
Como é muito comum nessa fase, ele se apaixonou por uma garota da comunidade. Vivia correndo atrás dela, sofrendo a dor de uma paixão não correspondida.
No dia em que percebeu um sinal verde, encontrou a mãe esperando por ele na cozinha. Achou estranho, porque nunca ficava acordada até àquela hora, mas começaram a conversar enquanto comiam alguma coisa.
Em determinada altura do diálogo, ela lhe perguntou se estava namorando. Ele lhe disse que não, mas que pretendia pedir a tal garota em namoro. A mãe então lhe disse que não namorasse a moça. Pediu para não dar explicações e que confiasse nela. Foi difícil para um adolescente impetuoso, na última fase da conquista, voltar atrás para obedecer à mãe. Tentou argumentar, mas acabou cedendo, prometendo obediência.
O tempo passou, a paixão desapareceu e ele encontrou outra moça com quem acabou se casando com a bênção e aprovação da mãe.
A melhor forma de entender algumas coisas na vida é esperar o tempo passar. Hoje, ele entende como foi bom ter sido obediente. Se tivesse casado com aquela moça, não seria feliz como tem sido durante os anos de seu casamento.
As mães têm percepção das coisas e devemos dar ouvidos a elas. É claro que existem aquelas que são possessivas e que fariam tudo para que o filho nunca se casasse. Não é esse o caso.
Se você tem mãe, procure obedecê-la em tudo. Ela só quer o seu bem, mesmo que aparentemente esteja contra suas decisões. Quando ela lhe pedir para que não ande com “certas” companhias, escute. Saia fora, porque você vai ter problemas. Parece que a boca das mães tem alguma coisa diferente. Vale a pena prestar atenção e obedecer ao que dizem.
Talvez seja por isso que o quinto mandamento promete vida longa aos que honrarem seus pais. Obedeça à sua mãe. Você só vai ganhar com isso.

10 de junho Quarta


Morcego
Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido. Provérbios 12:1
Na aula de biologia os alunos estudavam mamíferos voadores. Foi no laboratório que tiveram oportunidade de examinar partes de morcegos empalhados. Também assistiram a um documentário sobre os hábitos e a vida deles.
Léo não entendia por que Deus havia criado um bicho tão feio. Então, perguntou à sua professora. Ela lhe disse que provavelmente ele seja assim por ter sofrido mutações depois da entrada do pecado na Terra.
Se é isso mesmo ou tenha outra explicação, pouco importa. O fato é que é um animal diferente. Até para dormir foge dos padrões convencionais, porque dorme pendurado de cabeça para baixo.
Os alunos começaram a conjecturar: Como será que eles vêem o mundo quando estão para pegar no sono e quando acordam? Cada um deu sua opinião. E, diga-se de passagem, cada uma mais criativa do que a outra.
Por fim, a professora concluiu dizendo que há pessoas que sofrem da síndrome do morcego. Elas enxergam o mundo de cabeça para baixo. Em tudo vêem defeitos. Estão sempre certas. Os outros é que estão errados.
Não sei se você já percebeu que, dependendo do ponto de vista, a visão pode ser diferente? O problema não são as coisas, mas a posição da qual o morcego vê o mundo. Ele é que é o problema.
As pessoas que agem como morcegos são infelizes. Nunca estão satisfeitas com nada. Geralmente, são muito críticas, azedas e amargas. E, o que é pior, infernizam a vida de quem é obrigado a conviver com elas.
Não é isso que o Criador quer para você. Ele fez o mundo colorido para ser visto com a cabeça erguida. É verdade que o pecado mudou muita coisa. A morte, o sofrimento e a dor são uma realidade, mas até essas coisas ruins podem ser vistas da perspectiva correta.
Em sua idade juvenil, desenvolva a virtude de ser positivo e otimista. Procure ver as rosas. Ignore os espinhos. Elas são lindas e perfumadas. Eles são feios e pontiagudos. Elas alegram, e eles ferem. Lute contra a síndrome do morcego. Procure olhar o mundo com olhos de abelha. Em cada flor, elas vêem uma nova oportunidade de obter o néctar da vida.
O que você procurar, vai encontrar, porque seus olhos verão o que você quer ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário