quinta-feira, julho 09, 2009

Thiago Springer White


Quando jovem James White (ou Thiago White) era um professor escolar. Mais tarde ele se tornou um ministro Cristão em Maine. Ele aceitou a visão de William Miller sobre o segundo advento e teve êxito pregando a doutrina da breve vinda do Senhor Jesus. Ele era um bom líder, um missionário talentoso e capaz; pregava o evangelho com poder em publico. Ele não só participou com William Miller, Joseph Bates, e outros pastores anunciando o advento de nosso Senhor por volta de 1840, como também deu continuidade ao movimento Millerita, tornando-se o primeiro grande apóstolo da mensagem Adventista.
James White foi o editor do primeiro periódico emitido pelos Adventistas, Verdade Presente(1849); foi também o primeiro editor da Review and Herald (1850), Instrutor Jovem (1852), e de Sinais dos Tempos (1874). Ele foi presidente da Conferência Geral entre 1865-1967, 1869-1871,e 1874-1880. Foi o único presidente da história da igreja adventista a ser reeleito! Se há um fundador das instituições das Publicações dos Adventistas do Sétimo Dia, este foi James White junto com a sua esposa Ellen White. Ele foi o patrocinador e o promotor da Pacific Press, a maior publicadora dos Adventistas, hoje um conglomerado capitalista servindo aos interesses do
clero. Ele morreu em 6 de agosto de 1881, quando tinha somente sessenta anos de idade.
Literalmente trabalhou até a sua morte. Os irmãos apoiavam-se tanto na sua pessoa que
sentiram profundamente a sua morte. Seus sessenta anos de vida foram vividos abnegadamente e com muitos sacrifícios pessoais. Nenhum outro ministro adventista fez mais que ele para construir os princípio e objetivos das instituições adventistas. Hoje estes princípios foram totalmente desvirtuados e até abandonados para dar lugar a uma nova ordem de administração voltada mais para os números, do que para a salvação de almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário